quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Informática na Educação

Uma nova visão sobre as tecnologias


As novas tecnologias podem ser utilizadas a favor do crescimento cognitivo dos alunos e também dos professores que estão ligados diretamente ou indiretamente às Tecnologias Educacionais. Hoje, vemos que os professores já possuem uma nova visão sobre as ferramentas tecnológicas em junção as demais Disciplinas. 
A partir de experiências em sala de aula, eu pude perceber que o processo de adaptação às Tecnologias é demorado. Muitos professores imaginam que um laboratório de informática foi feito para ser utilizado como depósito de alunos. Vejo que, quando estão cansados de lecionar, procuram o laboratório para uma pesquisa ou apenas para que os alunos possam jogar. Não deixam se abrir para novas experiências, ora por medo, ora por preguiça, o que eu resumo: desinteresse. Desinteresse esse de crescimento, de evolução, de sermos antenados ao mundo moderno, este tecnológico. 
Por outro lado, temos aqueles professores atentos e dispostos a conhecer e explorar o mundo tecnológico. Um exemplo de professora empenhada a trabalhar Português juntamente com as tecnologias é o da Professora Renata Barreto que leciona para três turmas de 6º Anos na UMEF Rubéns José Vervloet Gomes. A professora, desde o começo do ano planeja suas aulas juntamente com a professora de Tecnologias Educacionais, sempre duas aulas por semana em cada turma. O resultado tem sido surpreendente em todas os três turmas. 
É preciso ter um trabalho em equipe para que melhores resultados sejam alcançados. Só assim nossos alunos poderão utilizar as novas ferramentas de maneira correta e que os beneficiem não apenas nas disciplinas lecionadas em sala de aula, mas que todos os aprendizados sejam levados para os outros setores de suas vidas. Educar sobre o uso é o primeiro passo a ser dado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário